Você não gostar de alguém por ela ser “negra”, homossexual ou pobre, é a sua opinião ou você é preconceituoso? O Tema de hoje é “O Preconceito”.
Não é de hoje que excluímos uma pessoa ou um grupo de pessoas por serem diferentes, mas isso tem se tornado um exagero, sair espancando homossexuais apenas por terem uma opção sexual diferente da sua, ou ignorar uma pessoa por ela ser pobre. O caso mais simples de preconceito é o que as lojas fazem, veja só: uma pessoa de terno entra em uma loja qualquer, ela concerteza será bem recepcionada, mas se uma pessoa entrar com chinelo e bermuda ela já será perseguida pelos seguranças e ignorada pelos atendentes.
Nem todo português é burro como nem todo baiano é preguiçoso... Todo brasileiro fala mal de norte americano, mas é bem verdade que no Brasil o que mais se faz é imitá-los, tanto na linguagem (chat, login, homepage...) como na cultura ou, como pode se dizer, na alimentação (e haja fast-food).
Hitler não acabou com os judeus, mas tentou, numa terrível demonstração de preconceito não só contra judeus, mas contra todas as pessoas que não fossem arianas. Mas não é preciso declarar guerra para ser preconceituoso nesse ponto, basta ficar reclamando da religião de alguém.
Todos somos iguais, só temos qualidades diferentes. Pare e pense, hoje você pode estar discriminando alguém, amanhã é seu filho que será discriminado, e o que você não gostaria que fizessem com você não faça com o próximo.